Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

O primeiro PAP a gente nunca esquece!

E aí pessoal, olha eu aqui outra vez... nesse friozinho gostoso, meu primeiro PAP acaba de sair do forno... Cabides personalizados, forrados com manta acrílica, para ficar bemmm fofinho. O resultado fica pra lá de legal e é uma ideia para presentear pessoas queridas... Chega de papo e mãos à obra:

1 - Material necessário: Tecido estampado nas seguintes medidas: 56 cm (altura) x 58 cm (largura), 1 cabide de madeira, manta acrílica, máquina de costura e material básico de costura.

2 - Primeiro deve-se tirar o gancho do cabide, isso facilita o processo (conforme a foto 2).

3 - Agora vamos dobrar o tecido ao meio com o avesso para fora e riscar com o lápis toda a volta do cabide, reserve o tecido e vamos forrar o cabide. 

4 - Para forrá-lo com a manta siga as fotos 4 e 5. Não tem segredo! depois de cortar  a manta no tamanho suficiente para dar uma volta e meia (foto 5) é só ir envolvendo a manta no cabide, girando o cabide até a manta se aderir a ele...
5 - Corte de forma arredondada as duas pontas de manta que ficarem sobrando, conforme a foto 7, para o cabide ficar bem fofinho talvez seja preciso repetir o processo e forrar com mais uma camada de manta, isso depende da espessura da sua manta, eu usei a mais fina e foi preciso forrar duas vezes.
6 - Agora é hora de passar a costura em toda a volta do risco que foi feito anteriormente, para isso tenho uma dica muito importante, a margem entre o risco e a costura tem que ter em média 1 cm de distância, na minha máquina isso significa colocar a agulha o máximo para a direita veja a configuração na foto 8.
7 - Corte o excesso de tecido com mais ou menos 0,5 cm de margem da costura para fora. (Foto 9)
8 - Uma dica  importante também e dar alguns 'pics' com a tesoura na parte inferior, próximo a costura, isso fará com que a hora que a peça já estiver desvirada ela não fique com aquelas 'ruguinhas', que estraga qualquer acabamento, veja como fazer na foto 10.

9 - Hora de desvirar a peça, faça uma pequena abertura em qualquer um dos lados (foto 11), já do lado direito, passe a ferro para vincar a dobra, isso irá facilitar na hora de fechá-la.

10 - Abra ainda mais a costura,  uma quantidade suficiente para vestir o cabide, na foto 12 o cabide já dentro da capinha veja como irá ficar.


11 - Agora vem a parte mais chatinha do processo, o fechamento da peça, é hora de colocar em prática os famosos pontinhos invisíveis, rsrs! Para facilitar eu coloco alfinetes fechando a aberto, mas cuidado para não se espetar! rsrs

12 - Quando estiver quase finalizando o fechamento, abra novamente o buraquinho por onde o gancho é rosqueado, corte o pedacinho da manta que está fechando ele e coloque o guancho novamente. Termine os pontos invisíveis com uns três nózinhos e coloque o nó para dentro da peça, assim não ficará aparecendo. Para um melhor acabamento faça um laço na parte de baixo do gancho, além de dar um charme, tampa o buraquinho por onde o gancho é rosqueado!

Prontinho, seu cabide está finalizado... Espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida podem me enviar um email... Como é o meu primeiro passo a passo, não sei se deu para entender certinho! rsrs... Vejam no post anterior outras variações de cores e também o acabamento final, já com o laço!

Até mais... bjs Tamis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí gostou? Deixe seu comentário aqui, não esquece de deixar o email, ou blog para eu retornar agradecendo: